
“…Os desejos, assim como as labaredas, são insaciáveis. Quanto mais óleo é adicionado ao fogo, mais ele se inflama.”
As escrituras sagradas declaram que a realidade está além de todos os pensamentos e conceitos, enquanto que a meditação requer concentração em algo definido.
Nesta Meditação com Mantra Om à necessidade de uso de símbolos, imagens ou palavras.
A palavra sagrada Om (ou Aum) é uma palavra-símbolo, sendo considerada a mais sagrada de todas as sílabas místicas.
Na tradição Mandukya Upanishad a palavra-símbolo Om é descrita como tudo o que existe, tudo o que vemos e percebemos. As três letras (AUM) são símbolos da totalidade de nossas experiências, que ocorrem em três estados: vigília, sonho e sono profundo.
A letra ‘A’ representa o estado de vigília;
A letra ‘U’ representa o estado de sonho;
A letra ‘M’ representa o estado de sono profundo.
Repetindo-a e meditando em seu significado podemos alcançar a purificação da mente através da prática da austeridade, controle mental e, simultaneamente, ouvir e refletir rapidamente sobre esse Ser e transcender os três estados de consciência.
AUM é o símbolo do universo inteiro de pensamento e percepção que experimentamos em todos os três estados de consciência.
Segundo os sábios da Vedanta, os desejos do coração são realizados pela repetição e contemplação em Om.
No tratado Yoga sutra, o sábio Patanjali, menciona que todos os obstáculos no caminho da meditação são superados pela repetição sistemática dessa palavra sagrada, e que o aspirante obtém êxito em eliminar as pertubações mentais e controla sua mente por essa prática.
O Mantra Om também é a palavra mais sagrada dos Vedas e dos Upanishads, considerando-o como o próprio Brahman, o símbolo do Absoluto Infinito.